CONFRARIA ROCK

 

A MELHOR BANDA DE ROCK DO BRASIL

LOS PORONGAS

Voltar

Por Paulão

O título acima é pretensioso, mas acredito verdadeiramente nesta afirmação, pois o CD "O Segundo Depois do Silêncio" lançado no início do ano de 2011 traz um trabalho maduro não só com relação à própria banda, mas com relação a qualquer som nacional.

 

Um som limpo, sofisticado e ao mesmo tempo simples, sem arranjos desnecessários, com percussão característica da banda  que remete à "batuques" indígenas, lembrando a origem da banda, o estado do Acre. Algo realmente novo, verdadeiramente original.

 

Não que a banda seja uma revelação, mas sim uma afirmação em 2011, já que seu CD de estréia, "Los Porongas" de 2007, entrou para a lista dos melhores discos do ano da Rolling Stone.

 

Sem dúvida o nível de profissionalismo pode ser medido pelas parcerias, entre elas a de Dado Villa-Lobos que ajudou na produção da faixa "Sangue Novo" (ouça e  abaixo), que virou o toque de meu celular. Aliás, o primeiro disco foi produzido por Philippe Seabra, da lendária Plebe Rude.

 

 

Biografia (myspace da banda)

A banda que colocou o Acre no mapa da música pop brasileira começou sua trajetória em 2003 quando Diogo Soares (letras e voz), João Eduardo (guitarra, teclado, efeitos), Márcio Magrão (baixo) e Jorge Anzol (bateria) passaram a tocar juntos. O grupo logo chamou atenção da crítica especializada e se firmou como um dos mais talentosos e promissores nomes da nova safra do rock independente nacional, depois de apresentações aclamadas no circuito de festivais independentes. Seu CD de estréia, lançado em 2007 pelo selo Senhor F, foi gravado e produzido por Philippe Seabra (Plebe Rude). O disco figurou em dezenas de listas dos grandes lançamentos do ano, com destaque para a indicação entre os 25 melhores álbuns de 2007, na revista Rolling Stone. Folha de São Paulo, Estadão, O Globo e o Jornal do Brasil são outros veículos que já atestaram o rock amazônico dos Los Porongas. A excelência artística da banda já foi reconhecida pelo público de diversas cidades brasileiras, por várias instituições culturais e por artistas consagrados como Fernanda Takai (Pato Fu), Bruno Gouveia (Biquini Cavadão), Pitty, Nilson Chaves, João Donato, entre outros. Em 2008, lançaram seu primeiro DVD, lançado através da série Toca Brasil do Instituto Itaú Cultural. O trabalho mostra a trajetória da banda, suas influências e sua visão da cena musical independente através de depoimentos dos seus integrantes e de pessoas que fazem parte de sua história. O DVD foi lançado em rede nacional no programa Altas-Horas da Rede Globo e na Chopperia do SESC Pompéia (SP). Ainda em 2008, a banda foi selecionada pelo BNDS para apresentar o show Tributo a Chico Mendes, no Rio de Janeiro, com participação do ex-guitarrista da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos. Há quase três nos residindo em São Paulo, o grupo prepara o lançamento de seu aguardado segundo álbum para o primeiro semestre de 2011, depois de ter sido contemplada pelo Projeto Pixinguinha em 2009.

"Los Porongas", de 2007

1. Espelho De Narciso

2. Lego De Palavras

3. Nada Além

4. Enquanto Uns Dormem

5. Tudo Ao Contrário

6. Não Há

7. Subvertigem

8. Suspeito De Si

9. O Escudo

10. Como O Sol

11. Ao Cruzeiro

 

OUÇA:

 

Sempre fica a dúvida se a qualidade das faixas gravadas em estúdio se mantêm ao vivo.

Infelizmente, ainda não tive o prazer de assistir o grupo ao vivo, o que pretendo fazer o mais breve possível, mas graças aos milagres da internet, além dos clips oficiais, dá pra ver o desempenho do Los Porongas em vários situações tocando ao vivo e a impressão que fica é das melhores. É só conferir abaixo.

 

Los Porongas "Silêncio" from Juliana Santos on Vimeo.

Fortaleza ao vivo

 

Tocando juntos desde 2003, o quarteto formado por Diogo Soares (voz), João Eduardo (guitarra), Márcio Magrão (baixo) e Jorge Anzol (bateria) seguiu um caminho similar à maioria dos artistas que ganham projeção, principalmente da crítica especializada, mas que não tem espaço nos principais veículos  e, assim precisam estar mais próximos do grandes centros.

 

Hoje estão, por assim dizer, "baseados" (nenhuma alusão a nada) em São Paulo, capital. Se o mercado já se espreme na maior cidade da América Latina, imagine no Acre. Sorte do resto do país, pois assim estão mais próximos dos demais estados.

 

Nestes tempos negros da música brasileira (não por falta de boa produção), onde a maioria se guia pelos programas de TV das manhãs de sábado e tardes de domingo, o Los Porongas é um verdadeiro farol!

 

Sem dúvida, os acreanos tem tudo para se tornar um das maiores bandas brasileiras de todos os tempos. Como já disse, na minha nada modesta opinião, atualmente já é a melhor banda nacional!

 

O melhor de tudo é que, mesmo com tamanha qualidade, o Los Porongas liberou o "Segundo Depois do Silêncio" para download grátis em seu site.

Vá lá, baixe, curta música de verdade e confira se tenho ou não razão.

 

"O Segundo Depois do Silêncio", de 2011

1. Fortaleza

2. Cada Segundo

3. Bem Longe

4. Dois Lados

5. Sangue Novo

6. Mais Difícil

7. O Lago

8. Silêncio

9. A Verdade

10. Desordem (Time Out)

11. A Dois

12. Longo Passeio

 

http://www.losporongas.com.br/

www.myspace.com/losporongas

http://tramavirtual.uol.com.br/los__porongas

 

CURTA MAIS:

Los Porongas - Longo Passeio by diosanto

 

Los Porongas - O Lago by poucamusica

 

 

 

Voltar

By Paulão - (34) 9108-5957 paulao@confraria.net